quinta-feira, 17 de setembro de 2009


Clima

O tipo de clima predominante no Mato Grosso é o tropical super úmido de monção, típico da Amazônia; segundo a classificação de Köppen, o clima tropical do norte de Mato Grosso é do tipo Am. As temperaturas são elevadas, com a média anual ultrapassando os 26ºC. O índice de chuvas também é alto, atingindo dois mil milímetros anuais.
Também prevalece o clima tropical, propriamente dito, com chuvas de verão e inverno seco, caracterizado por médias de 23°C no Planalto Central. A quantidade de chuvas também é alta nesse clima: ultrapassa a média anual de 1.500 mm, já que a estação seca, bastante marcada no sul do estado, vai gradativamente se reduzindo em direção ao norte.

Vegetação

 

A maior parte da superfície estadual é coberta pela floresta equatorial, com árvores muito altas e copadas, como a andiroba, o angelim, o pau-roxo e a seringueira. É um verdadeiro prolongamento da Floresta Amazônica em Mato Grosso. Ao sul de Cuiabá, domina o cerrado, vegetação formada por árvores de até 10m de altura, espalhadas entre numerosos e variados arbustos.
No Pantanal, há diversos tipos de vegetação, que variam de acordo com o terreno. Predomina, porém, a cobertura de gramínea, excelente pastagem para o gado. Entre as vertentes dos rios:rio Xingu e Rio Tapajós, no norte do Estado, a vegetação também não é uniforme, passando da mata seca
e da floresta, mais densa às margens dos rios, ao campo, verdadeiro tapete de ervas, praticamente desprovid
os de arbustos. A zona de florestas compreende 47% da área do estado, os cerrados 39% e os campos 14%.

Hidrografia

A rede fluvial do Mato Grosso pertence a dois sistemas hidrográficos: a a bacia do
rio Amazonas e a do rio Paraguai. Os principais rios da bacia do rio Amazonas são o Araguaia e seu afluente o rio das Mortes, o Xingu, o Juruena, o Teles Pires e o Roosevelt.
O rio Paraguai nasce ao norte de Cuiabá, na chamada Amazônia mato-grossen
se. Seu principal rio afluente em território mato-grossense é o Cuiabá, no sul do
Estado.

Rio Paraguai


Rio Teles Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário