quinta-feira, 17 de setembro de 2009


Geografia:

O Mato Grosso ocupa uma área de 903.357km² do território brasileiro e localiza-se a oeste do Meridiano de Greenwich e a sul da Linha do Equador, tendo fuso horário -4 horas em relação a hora mundial GMT. No Brasil, o estado faz parte da região Centro-Oeste, fazendo fronteiras com os estados de Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará, Amazonas, Rondônia,Tocantins, além de um país, a Bolívia. A capital (Cuiabá) está localizada a 15º35'55.36" lat. e 56º05'47.25" long., sendo conhecida, por isso mesmo, como coração da América do Sul.

Relevo
 
O relevo mato-grossense é de altitudes modestas, apresenta grandes superfícies aplainadas, talhadas em rochas sedimentares. Esse relevo é composto de três unidades distintas:
  • O Planalto Mato-Grossense, que serve de divisor de águas entre os rios que correm para o Paraguai e os rios da bacia do rio Amazonas. É formado por uma série de planaltos cristalinos e chapadões sedimentares, com altitudes que variam, em média, de 400 a 800m;
  • O planalto arenítico-basáltico, localizado no sul do estado, simples parcela do Planalto Meridional.
As serras mais importantes são as seguintes:
A nordeste do Planalto Mato-Grossense, localizam-se duas grandes depressões, separadas pela Serra do Roncador:
Essas duas áreas constituem amplas planícies inundáveis alagadas periodicamente pelas enchentes dos rios. O Mato Grosso conta ainda com uma porção do Complexo do Pantanal, extensa planície alagadiça, com altitudes que vão de 100 a 300m.

Nenhum comentário:

Postar um comentário